OOH está fortemente envolvida
em cada etapa da jornada de compra do cliente



Em um estudo realizado para Outdoor Media Centre, pela ICM Research e On Device Research (ODR), revelou que a midia out of home tem forte influência sobre os consumidores ao longo de suas jornadas de compra.

A pesquisa intitulada Jornada dos Clientes encontrou um papel significativo para encontros que não envolvam mídia, como ações boca a boca e contato direto com o produto. Mas, veículos de comunicação foram considerados mais eficazes na hora da compra, e com maior participação de encontros efetivos.

A Jornada dos Clientes é definida por vários estágios, sendo eles:
- Absorção de informações, ou seja, receber positivamente informações, mas não ativamente procurando;
- Planejamento de uma compra, ou seja, ativamente planejando comprar um produto e construir uma lista;
- A obtenção de um produto de informação;
- Compartilhamento sobre o tema depois;
O estudo confirma que a viagem do cliente tornou-se mais complexa com a variedade de informações através das redes sociais e internet de modo geral. Longe de ser uma rota linear, o novo caminho para comprar é complicado, com loops de feedback e passos para trás enquanto novas informações estiverem disponíveis, confundindo a decisão de compra.
A pesquisa descobriu que os encontros com a mídia out of home conduziu a um alto grau de sentimentos positivos, e também ações. O estudo confirmou que o público principal impactado por esta mídia são de jovens, ricos, urbanos, e conectados. Este é o público mais exposto aos anúncios de mídia out of home e que possui maior resposta a ela.
Os resultados também mostraram que este público jovem exposto por este tipo de mídia está fortemente correlacionado com o uso das redes sociais, e são mais ativos nas redes do que a população geral em todas as etapas da sua jornada de compra. Um maior nível de exposição da mídia out of home conduziu a uma maior propensão para pesquisar e comprar produtos on-line, além de ser o meio altamente associado com pesquisas na internet através dos celulares. O estudo também analisou 9 categorias de produtos diferentes, ou seja, carros, moda, viagens, finanças pessoais, telecomunicações, bebidas, perfumes, filmes e TV paga.
Entre todos os encontros registrados nos anúncios de estágio diário, os veículos TV e OOH foram, de longe, os mais numerosos dentro de todas as outras mídias comparadas.
Cada meio mostrou uma forte quota de voz em uma ou outra fase da jornada cliente: TV na fase absorção, Internet em fase de planejamento; Rádio e Jornais na fase obtenção e compartilhamento das redes sociais. A mídia out of home é o mais forte de todos os meios na fase de obtenção e o segundo mais forte em todos os meios na fase de obtenção e o segundo mais forte em todas das outras três fases. Isso demonstra um papel fundamental para a midia OOH em cada etapa da jornada de compra do consumidor.